terça-feira, 7 de maio de 2024

Detran orienta sobre consulta a débitos e dados de veículos no Portal

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) informa que passou a exigir o cadastro dos usuários no Portal de Serviços (portal.detran.rn.gov.br) para obterem acesso à Consulta de Veículos. A medida implantada pretende reduzir os riscos de o cidadão cair em golpes e se deparar com sites falsos. O cadastro no Portal de Serviços existe desde agosto do ano passado, porém a Consulta aos dados e débitos de veículos também permanecia aberta no site do órgão, sem a necessidade do usuário estar logado no sistema do Detran.

A Consulta de Veículos é uma ferramenta importante para conhecer o histórico e verificar os débitos de um veículo. “O acesso registrado é simples e está disponível para todos que são cadastrados e estiverem logados no Portal de Serviços. Com login e senha, o usuário pode fazer a Consulta a qualquer veículo, mesmo que não esteja em seu próprio nome”, detalha o diretor-geral do Detran, Victor Hugo Fernandes.

O diretor-geral do Detran, Victor Hugo Fernandes, explica ainda que esse acesso restrito confere mais segurança aos cidadãos, ao evitar que as pessoas abram sites fraudulentos e acabem caindo em golpes e pagando por boletos falsos. Com o cadastro no Portal do Detran, cada pessoa utiliza o seu próprio login e senha, pessoais e intransferíveis, para ter acesso aos serviços digitais do órgão.

Consulta de Veículos

Para fazer a Consulta de Veículos, o usuário abre o Portal de Serviços do Detran (portal.detran.rn.gov.br), clica em Login, preenche CPF e Senha (quem não for cadastrado, clica em “Criar uma conta”), escolhe a opção "Veículo”. Se o veículo está no próprio nome, escolher “Meus Veículos” e com apenas com um clique os dados serão exibidos. Já para veículos em nome de terceiros, selecionar a opção “Consulta de Veículo” e logo aparecerá uma tela solicitando o preenchimento da Placa e Renavam. Em seguida, os dados do veículo serão apresentados.

O usuário cadastrado no Portal de Serviços se utiliza de um mesmo login e senha para ter acesso a todos os serviços digitais do Detran sempre que precisar. Por isso, é necessário memorizar a senha. Durante a criação do cadastro, é preciso informar um e-mail para recebimento da senha temporária. Os e-mails do Outlook ou Hotmail estão com uma incompatibilidade temporária com o sistema do Portal, por isso o Detran orienta que seja informado um e-mail de outro provedor.

Os cidadãos devem estar atentos e só pagar os débitos do veículo mediante a emissão dos boletos no canal oficial do Detran, ou seja, o Portal de Serviços do Detran (portal.detran.rn.gov.br). O Detran reforça que o órgão não envia boletos e guias de pagamento por e-mail ou mensagens de WhatsApp.

Assessoria de Comunicação Detran/RN

Nenhum comentário:

POLÍCIA MILITAR DE SÃO MIGUEL PRENDE HOMEM COM DROGAS NA MADRUGADA DE DOMINGO (12)

 Em patrulhamento realizado nas adjacências do Bairro Núcleo Vieira em São Miguel, na madrugada de domingo dia 12 de maio por volta das 02...