sexta-feira, 4 de agosto de 2023

No Maranhão, vereador atira dinheiro pela janela para acusar prefeito de tentativa de suborno

A Polícia Civil e o Ministério Público do Maranhão estão investigando uma denúncia de suborno que produziu cenas inesperadas. 

Os vídeos foram gravados na Câmara Municipal de Cândido Mendes, cidade de 19 mil habitantes no norte do Maranhão. O vereador Sababá Filho, do PCdoB, usou a tribuna da casa, na sessão plenária desta sexta-feira (4), para denunciar que recebeu dinheiro para renunciar ao cargo. 

O que eu recebi para eu renunciar ao mandato está aqui, dentro dessa mochila”, diz o vereador no vídeo. 

E avisou:
"Eu vou jogar pela janela aqui, porque o que é do povo... Dinheiro da saúde, dinheiro da educação, ele tem que ir para mão do povo". 

O vereador tirou fardos de dinheiro da mochila. Depois, foi em direção à janela e arremessou as cédulas: "Bora devolver para o povo". 

Do lado de fora, houve correria para recolher o dinheiro. Segundo o vereador, havia R$ 250 mil na mochila. Ele acusou o prefeito da cidade, José Bonifácio Rocha de Jesus, do PL, conhecido como Facinho, de tentativa de suborno. 

Segundo Sababá, o prefeito vem persuadindo vereadores de oposição para conseguir maioria na Câmara. 

"Me procuraram, interlocutores do prefeito, me fazendo uma oferta para que eu renunciasse ao mandato. E eu tomei uma atitude de seguir a vontade deles para ver até onde isso ia chegar”, conta. 

O Ministério Público do Maranhão informou que está apurando o caso para tomar as providências necessárias. A polícia de Cândido Mendes quer identificar agora as pessoas que pegaram o dinheiro. As cédulas que forem recuperadas vão ser parte do processo que investiga caso. 

O prefeito José Bonifácio Rocha de Jesus disse que vai processar Sababá Filho por calúnia e difamação. 

“Nós vamos entrar com uma denúncia contra ele, entendeu? Ele vai responder, ele vai ser processado por isso - ele pode ter certeza disso. E ele vai ter que dizer aonde foi que ele arrumou esse dinheiro”, disse o prefeito de Cândido Mendes. 

A Secretaria de Fiscalização do Tribunal de Contas do Maranhão disse que, se for comprovado que o dinheiro lançado à população é de recursos públicos, tanto o prefeito quanto o vereador poderão ser responsabilizados, além de terem que devolver integralmente os valores apurados.

Jornal nacional TV Globo 

Nenhum comentário:

POLÍCIA MILITAR DE SÃO MIGUEL PRENDE HOMEM COM DROGAS NA MADRUGADA DE DOMINGO (12)

 Em patrulhamento realizado nas adjacências do Bairro Núcleo Vieira em São Miguel, na madrugada de domingo dia 12 de maio por volta das 02...