Radio

terça-feira, 3 de maio de 2022

Emparn implanta novo lote de matrizes no Projeto Pró-Ave Caipira

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) iniciou nesta semana a implantação de um novo lote de pintos matrizes do Projeto Pró-Ave Caipira. Foram adquiridos 825 pintinhos matrizes da raça Sasso Pescoço Pelado, sendo 105 machos e 720 fêmeas.

Os animais foram alojados no aviário da empresa instalado na Estação Experimental de Caicó, na Fazenda Mundo Novo, local onde ocorre a reprodução por meio do incubatório.

Criado em 1996, o Projeto Pró-Ave Caipira incentiva a produção de galinha caipira com tecnologia e rentabilidade. A atividade desenvolvida da Estação Experimental de Caicó consiste na produção e comercialização de pintos de um dia das linhagens Sasso Pescoço Pelado e Carijó Pedrez.  Os animais possuem dupla aptidão- produção de carne e ovos.

A estrutura do projeto, composta por aviário e incubatório, é localizada na Estação Experimental de Caicó, na Fazenda Mundo Novo. A capacidade de produção é de até 16 mil pintos por semana. Após o nascimento, os pintos recebem tratamento e vacinas, conforme Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) sendo então, postos à venda com garantia de qualidade e a preços que variam de acordo com a quantidade adquirida.

 A compra dos pintos de um dia pode ser feita diretamente nas estações Experimentais de Caicó (Mundo Novo), Mossoró e Parnamirim (Jiqui), com entrega em diversos municípios do Rio Grande do Norte. Além da venda direta, o interessado pode encomendar por meio das assistências técnicas regionais da Emater, Senar/RN e Sindicatos Rurais.

Além da produção e comercialização dos animais, os compradores contam com material de apoio produzido pelos pesquisadores da Emparn e, sob demanda de treinamentos e Dias de Campo.

Por meio de programas de incentivo junto a prefeituras, a Emparn também firma parcerias com prefeituras por meio de programas locais de incentivo. Em 2021, por exemplo, foram firmadas parcerias com as prefeituras de Apodi, Upanema e Pilões.

Para mais informações sobre a comercialização de pintos:

(84) 99805-5557 (Estação Experimental de Caicó)

(84) 3232-5864 (Sede da EMPARN em Parnamirim)

(84) 99986-3688 (Sede da EMPARN em Parnamirim)

(84) 3315-3340 (Sede da EMPARN em Mossoró)

(84) 98871-6499 (Sede da EMPARN em Mossoró)

EMPARN/ASSECOM

Nenhum comentário:

INCÊNDIO A RESIDÊNCIA NA MADRUGADA DE SEGUNDA-FEIRA EM CORONEL JOÃO PESSOA/RN

Na madrugada de segunda-feira, 23 de dezembro, por volta das 03h40min, um incêndio de grandes proporções em uma residência na cidade de Coro...