sexta-feira, 31 de julho de 2020

Influenciador digital Felipe Neto é vítima de fake news e de ameaças

O influenciador digital Felipe Neto tem sido vítima de acusações falsas e de ameaças nas redes sociais. Nesta quarta-feira (29), esses ataques foram parar na porta da casa dele.

Felipe Neto estava em casa quando o carro de som parou na entrada do condomínio onde ele mora, no Rio. O homem que gritava no microfone se identifica nas redes sociais como Cavallieri, o guerreiro de Bolsonaro: "Chega, chega! Cadê você, Felipe Neto?".

Um outro homem, que gravou com o celular, faz questão de aparecer. "Eu boto a cara, eu boto a cara junto", diz.

O vídeo foi postado em uma rede social. Assim como uma ilustração em que Cavallieri aparece segurando um fuzil ao lado de crianças assustadas e outro vídeo em que faz ameaças: "É, Felipe Neto. A gente vai se encontrar em breve. Eu quero ver se ‘tu’ é macho. Eu quero ver ‘tu’ tirar onda comigo. Teus seguranças não me intimidam não, irmão, que aqui também o bonde é pesado”.

Nesta quinta (30), Felipe falou das agressões na frente da casa dele. “Virem atrás de mim, dentro da minha casa, é um nível de perseguição que eu não imaginei que aconteceria. Sabe aquele vilão de novela, que você fala assim: não existe na vida real? Mas existe. Ele está aí, ele acontece. E eu estou vendo agora na prática até onde as pessoas são capazes de ir”, afirmou.

Felipe Neto é um dos maiores influenciadores digitais do país; tem 63 milhões de seguidores em redes sociais. Ganhou fama com vídeos de humor, muitas vezes com críticas ácidas a personagens e situações comuns aos jovens. Nos últimos anos, passou a falar também de política, com críticas frequentes ao PT durante o governo Dilma Rousseff. Desde a eleição, o influenciador também tem criticado duramente o presidente Jair Bolsonaro.

Há duas semanas, o jornal americano "The New York Times" publicou um vídeo de Felipe que teve grande repercussão. Em inglês, ele diz que Jair Bolsonaro é o pior líder mundial no combate contra a Covid.

A partir daí, Felipe passou a ser vítima de uma campanha de destruição nas redes sociais que, na tarde desta quarta, deixou de ser virtual. "Pilantra, pilantra, pilantra. Para mim é um pedófilo disfarçado de apresentador de crianças", acusou Cavallieri ao microfone na porta do condomínio do influenciador.

Uma montagem falsificou o perfil dele em uma rede social, com uma mensagem que ele nunca escreveu, fazendo apologia à pedofilia. Na semana passada, o Fato ou Fake do G1 checou a autenticidade da mensagem e constatou que ela é falsa, mas a postagem provocou prejuízo à imagem de Felipe.

Jorna

Nenhum comentário:

Atendimento na sede do Detran é suspenso após funcionário sofrer infarto e morrer

Parte do atendimento na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), em Cidade da Esperança, na zona Oest...