O evento foi organizado pelo SEBRAE/RN, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), SEBRAE/RN, CNPQ e a Prefeitura de Portalegre.
A ação faz parte do projeto “Desenvolvimento da cultura do alho e produção de alho-semente livre de vírus na região serrana do Rio Grande do Norte”. Iniciado em 2018, o projeto visa fomentar a cadeia produtiva da cultura do alho em regiões serranas ou em áreas com aptidão para o seu cultivo no Rio Grande do Norte. Para isto, foi celebrado o Termo de Cooperação Técnica entre o SEBRAE/RN, o município de Portalegre, a UFERSA e a EMBRAPA.
A ideia do projeto teve como base os resultados de pesquisa obtida na região serrana em que ficou constatado que é possível alavancar a produção de alho nobre no semiárido. Pela valorização do alho nobre no mercado, isto poderá influenciar positivamente na economia do Estado.
As palestras foram ministradas por Dr. Francisco Vilela Resende/Embrapa Hortaliças, com o tema Cultura do Alho: Sistema de Produção, a segunda palestra com tema Custo de produção: viabilidade econômica palestrante Eng. Acrônimo Mario Sergio Ferreira Melo, na terceira palestra Alho-semente: banco de semente Dra. Lenita Lima Haber/Embrapa Hortaliças para finalizar Profa. Dra. Maria Zuleide de Negreiros – UFERSA com o tema Momento atual e futuro do cultivo do alho na região de Portalegre/RN.
Para os participantes foi um momento de conhecer o manejo de cultivo dessa hortaliça, o Presidente da Central das Associações da Serra do Camará Ledijanio Pessoa de Freitas falou da importância do cultivo de Alho na região serrana que vai fortalecer mais os agricultores e a economia local e regional, Ledijanio ainda agradeceu a Secretaria de Ação Social por esta colaborando coa associação.
Estiveram presentes ao evento professores da UFERSA, alunos Pós-Graduação, representantes da EMBRAPA, SEBRAE/RN, CNPQ, Prefeitos das cidades de Cel João Pessoa e Portalegre, secretários de agricultura municipais.
VER MAIS FOTOS CLIQUE AQUI!