A partir de hoje (1º) as agências do
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a contar com uma supervisão
periódica do retorno ao atendimento presencial.
A portaria que prevê a implementação
do serviço Supervisão das APS - Retorno Gradual e
Seguro foi pulicada em 13 de agosto, mas só começa
a valer a partir desta quarta-feira (1º).
O primeiro ciclo de supervisão deve acontecer entre
os dias 1º e 31 de outubro. As ações serão bimestrais, com duração de 30
dias cada. Enquanto houver a pandemia, funcionários do INSS vão atuar, durante
o horário de atendimento ao cidadão, verificando os fluxos e procedimentos
realizados pelos servidores e segurados.
No início da pandemia, em março do ano passado,
todos os serviços do INSS que eram realizados presencialmente foram suspensos.
A medida foi tomada levando em consideração também os fatores de risco do
público atendido, em geral pessoas idosas ou portadoras de alguma doença.
Desde então, alguns serviços presenciais vêm sendo
retomados gradualmente, embora seja necessário sempre fazer o agendamento
prévio, que pode ser feito pela central telefônica 135. Quem não conseguir
agendar pelo telefone, pode fazê-lo na agência da Previdência Social mais próxima.
Em julho, por exemplo, foram incluídos mais 12
serviços no rol de atendimento especial presencial, mediante agendamento
prévio. São eles:
apresentar contestação de NTEP (Nexo Técnico
Epidemiológico Previdenciário);
atendimento solicitado por portadores de
necessidades especiais: maiores de 80 anos de idade, deficiência auditiva ou
visual;
órgão mantenedor inválido impossibilitando a
solicitação de serviços;
requerimento concluído sem atendimento ao
solicitado, relacionado a falha operacional não vinculada à análise do direito;
consulta à consignação administrativa;
ciência do cidadão referente à necessidade de
inscrição no CadÚnico; solicitar retificação de CAT (Comunicação de Acidente do
Trabalho);
parcelamento ou impugnação à cobrança
administrativa do MOB Presencial (Monitoramento Operacional de Benefícios
Presencial);
pensão especial vitalícia da pessoa portadora da
síndrome da Talidomida;
pensão mensal vitalícia do seringueiro e seus
dependentes;
pensão especial das vítimas de hemodiálise de
Caruaru;
impossibilidade de informação ou de conclusão da
solicitação pelos canais remotos.
Outros serviços que já se encontravam disponíveis
para agendamento do atendimento presencial são:
perícia médica;
cumprimento de exigências (digitalização e
conferência por servidor de documentos originais);
serviço social;
reabilitação profissional;
justificação administrativa;
justificação judicial;
atendimento relacionado ao Monitoramento
Operacional de Benefícios; e
entrega de documentos por convocação.
realizar Prova de Vida (situações excepcionais não
realizadas pelo banco)
retirada de Histórico de Atendimento de chat ou
Central 135
O próprio INSS incentiva, contudo, que os cidadãos
busquem os canais online de atendimento, por meio da plataforma Meu
INSS – acessível pelo browser de internet ou por
aplicativo de celular –, onde alguns desses serviços também podem ser
encontrados.
Agência Brasil