A
partir das 10h desta quarta-feira (24), a Receita Federal liberou a consulta ao
terceiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2023, com a
inclusão de cerca de 54,2 mil contribuintes do Rio Grande do Sul com direito a
receber. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao
todo, 6.091.572 contribuintes receberão R$ 8,5 bilhões. Segundo o Fisco, quase
todo o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das
enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes
gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
Os
residentes no Rio Grande do Sul que regularizaram a declaração em julho
entraram na lista de prioridades. No mês passado, 252.738 contribuintes gaúchos
receberam restituição, inclusive de exercícios anteriores.
Em
relação à lista de prioridades, a maior parte, 5.711.130 contribuintes,
informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração
do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida. Desde o ano passado,
a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.
Em
seguida, há 172.719 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se
encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais. Este é o primeiro
lote a contemplar contribuintes não-prioritários.
Em
terceiro, há 95.040 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em quarto, vêm 54.241
contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quinto lugar, estão 34.014
contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos
contribuintes são 14.756 contribuintes idosos acima de 80 anos e 9.672
contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Consulta
A
consulta poderá ser feita na página da
Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu
Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é
possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e
smartphones.
O
pagamento será feito em 31 de julho, na conta ou na chave Pix do tipo CPF
informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na
lista, deverá entrar no Centro
Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da
declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora
e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se,
por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na
declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis
para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá
agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de
Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001
(demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para
deficientes auditivos).
Caso
o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá
requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando
o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em
seguida, no campo "Solicitar restituição não resgatada na rede
bancária".
Agência Brasil