Radio

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Casos de covid-19 aumentam nas regiões Norte e Nordeste

Pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por algum vírus respiratório este ano, no Brasil. Desse total, 78,7% (225) dos óbitos estão relacionados ao SARS-CoV-2, vírus que provoca a covid-19.

Os dados são do Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e se referem às notificações feitas ao Ministério da Saúde até o dia 25 de janeiro.

O total de casos graves com diagnóstico confirmado de covid-19 já se aproxima de 900. 

O termo síndrome respiratória aguda grave se refere ao agravamento de sintomas gripais com o comprometimento da função pulmonar. A maioria dos casos acontece após uma infecção viral. Por enquanto, quase 52% dos casos registrados este ano, com resultado positivo para algum vírus, foram provocados por covid-19. 

Os dados dessa última atualização reforçam um alerta que já têm sido feito há algumas semanas sobre o aumento das infecções pelo coronavírus. O boletim, inclusive, considera a possibilidade de que uma nova variante mais transmissível possa estar se espalhando.

A atualização destaca que há tendência de aumento dos casos de SRAG por covid-19 em nove estados, todos nas regiões Norte ou Nordeste: Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. A incidência de casos graves é maior entre as crianças pequenas e os idosos, e a mortalidade ocorre majoritariamente em idosos. Mas o levantamento alerta que no Amazonas e em Rondônia tem sido observado um aumento de SRAG também entre jovens e adultos.

De acordo com a pesquisadora Tatiana Portela, as recomendações de praxe permanecem: "Em caso de sintomas gripais, o ideal é ficar em casa em isolamento, evitando transmitir esse vírus para outras pessoas, mas, se não for possível fazer esse isolamento, o recomendado é sair de casa utilizando uma boa máscara. E claro, é muito importante que todas as pessoas estejam em dia com a vacinação contra a covid-19."

O esquema atual de vacinação no Sistema Único de Saúde (SUS) preconiza duas ou três doses (a depender do imunizante) para todas as crianças de 6 meses a menos de 5 anos. Além disso, idosos e pessoas imunocomprometidas devem receber uma nova dose a cada seis meses. Já as grávidas devem receber uma dose durante a gestação, e as pessoas que fazem parte de algum grupo vulnerável, como indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência ou comorbidade, devem tomar um reforço anual.

*Matéria alterada às 17h19 para corrigir informação no primeiro parágrafo. O Boletim Infogripe mostra que pelo menos 287 pessoas morreram por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada por algum vírus respiratório este ano no Brasil, não necessariamente pelo vírus da covid-19.

Agência Brasil

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em oficina na Grande Natal

Policiais civis da 12ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de São Gonçalo do Amarante deram cumprimento, na manhã desta sexta-feira (31), a um mandado de prisão preventiva contra um homem de 37 anos, suspeito de homicídio doloso qualificado. A ordem judicial foi expedida pelo Poder Judiciário.  

O crime ocorreu no dia 7 deste mês, em uma oficina localizada na cidade de São Gonçalo do Amarante. Na ocasião, após uma discussão com o suspeito, Carlos Magnos de Souza, de 38 anos, foi alvejado com quatro disparos de arma de fogo.  

Durante o interrogatório, o preso confessou o crime. Ele alegou que, após ser ofendido com xingamentos durante a discussão, ficou transtornado, perdeu o controle e atirou na vítima.  

A Polícia Civil solicita que a população continue colaborando com informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.  

Globo fecha acordo com clubes da LFU para transmissão do Brasileirão de 2025 a 2029

A Globo fechou acordo com a Liga Forte União (LFU) para exibição de jogos dos clubes que pertencem ao grupo nas edições de 2025 a 2029 do Brasileirão.

O contrato prevê transmissão nas diferentes plataformas da empresa das partidas como mandantes de Botafogo, Ceará, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco. Em média, os canais Globo vão exibir cinco partidas por rodada dessas equipes como mandantes, sendo quatro delas exclusivas.

Os 11 clubes da LFU na Série A se juntarão aos nove times da Libra nas telas dos canais Globo. A empresa havia fechado em março do ano passado um acordo para exibir com exclusividade jogos como mandantes de Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vitória.

Assim, os canais Globo vão transmitir nove partidas por rodada na Série A. A distribuição ficou da seguinte forma:

Oito jogos exclusivos nos canais Globo (TV Globo, sportv e Premiere)

Um jogo exibido no Premiere, na Record e no YouTube

Um jogo no Amazon Prime Video

Cobertura completa da competição

No total da competição, as plataformas da Globo vão exibir 342 dos 380 jogos do Brasileirão, sendo 304 deles exclusivos. O diretor de Direitos Esportivos da Globo, Fernando Manuel, comemorou o acerto com os clubes da LFU.

— Ficamos felizes pela parceria com os clubes da LFU e, com isso, consolidar nosso envolvimento no ciclo de 2025 a 2029 do Campeonato Brasileiro, que resultará na maior e melhor cobertura do evento, levando ao público praticamente todos os jogos através das diversas plataformas da Globo. O Brasileirão é um dos melhores campeonatos do mundo graças ao seu formato de disputa, competitividade e grandeza dos clubes, movimentando as torcidas de todo o país. Parte do seu desenvolvimento econômico vem da consciência, cada vez maior, dos envolvidos sobre os benefícios de se adotar modelos mais coletivos nas discussões comerciais, zelando por equilíbrio e critérios de mérito esportivo na distribuição das verbas entre os clubes. Parabenizamos todos os clubes pelos avanços nesse ciclo e nos orgulhamos de fazer parte e contribuir para essa agenda ao longo dos últimos anos — disse Fernando Manuel.

Presidente da Liga Forte União e CEO do Fortaleza, Marcelo Paz destacou a importância do público alcançado pela Globo em suas diferentes plataformas.

— Este acordo histórico com a Globo reflete o compromisso da Liga Forte União em levar o melhor do futebol brasileiro a um público cada vez maior. A Globo se junta aos parceiros que já acreditaram em nossa visão, garantindo a entrega mais ampla possível para o torcedor acompanhar o futebol em todas as plataformas — afirmou Paz.

A negociação viabiliza uma oferta democrática do Brasileirão na TV Globo nos próximos cinco anos, estimulando a conexão com o Brasil e com os torcedores. O sportv se mantém como principal canal esportivo do mercado, transmitindo e promovendo a competição, enquanto o Premiere oferece a mais completa experiência de futebol brasileiro. Tudo isso reunido no Globoplay, para o torcedor assistir às partidas de onde e como quiser.

Dentro desse ecossistema, os anunciantes têm papel fundamental no apoio à transmissão de qualidade da Globo. Em 2025, são 13 patrocinadores no projeto Futebol Nacional. Na TV Globo, são oito patrocinadores, em cotas esgotadas, que estão com Itaú Unibanco, Fiat, Amazon.com, Ambev, Vivo, Betnacional, Natura e Perdigão. Já as marcas Stellantis, Bradesco, Ambev e Novibet patrocinarão as transmissões pelo sportv. A Betano garantiu a cota TOP do projeto nas duas plataformas.

Blocos comerciais

Com o fim em 2024 do contrato anterior de direitos do Brasileirão, os clubes passaram a negociar o período que começa este ano. Houve a tentativa de formação de uma liga, que não saiu do papel.

Assim, houve o surgimento de dois blocos comerciais: a Libra e a Liga Forte Futebol, que posteriormente contou com a adesão dos clubes do Grupo União: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco.

  ge — Rio de Janeiro

Caminhão carregado com cana-de-açúcar tomba na BR-406 e causa interdição parcial em Ceará-Mirim

Um treminhão carregado com cana-de-açúcar tombou no km 162 da BR-406, em Ceará-Mirim, no início da tarde desta sexta-feira (31). O acidente ocorreu por volta das 12h30, no sentido crescente da rodovia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a suspeita inicial é de que o veículo tenha sofrido uma falha mecânica, com a quebra de uma peça no engate de uma das composições.

O motorista do veículo, Fabiano Silva, relatou que a quebra da peça fez com que ele perdesse o controle. “Eu estava trafegando quando a peça quebrou. Perdi o controle do caminhão”, afirmou.

Não houve feridos. A interdição parcial da pista mantém o fluxo de veículos pelo acostamento.

Equipes da PRF seguem no local para organizar o trânsito e monitorar a retirada do veículo.

Inter TV Cabugi

Polícia Civil prende suspeito por feminicídio em Assú

Policiais civis da 97ª Delegacia de Polícia (DP) de Assú cumpriram um mandado de prisão preventiva, expedido pelo Poder Judiciário, neste ...