Há
cerca de dez anos, uma pessoa do Rio Grande do Norte entrou em contato com o
Frei Jociel Gomes, postulador da causa de beatificação e de canonização do Frei
Damião de Bozzano, para relatar uma graça alcançada por intercessão do frade
capuchinho. Na ocasião, Frei Jociel esqueceu de anotar o contato da pessoa e
agora necessita falar novamente com ela.
Se você é a pessoa que alcançou a graça relatada pelo Frei Jociel neste vídeo,
ou se a conhece, por favor, entre em contato com o Setor de Comunicação da
Arquidiocese de Natal, através do telefone/whatsapp (84) 99675-7772.
Frei Damião nasceu em Bozzano, na Província de Lucca, na Itália, no dia 05 de novembro de 1898. Filho dos camponeses italianos Felix e Maria Giannotti teve uma importante formação católica. Foi batizado com o nome de Pio Gionnotti.
Com 10 anos de idade, após ser crismado, começou a externar sua vocação ao sacerdócio. Com 13 anos ingressou no Seráfico de Camigliano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Aos 17 anos recebeu os votos religiosos, passando a ser chamado de Frei Damião de Bozzano.
Frei Damião iniciou o estudo da Filosofia que foi interrompido com sua convocação para o serviço militar durante a Primeira Guerra Mundial.
Chegada ao Brasil
Em 1931, Frei Damião foi enviado ao Brasil chegando no dia 17 de junho com a missão de evangelizar.
Ao chegar na cidade do Recife instalou-se no Convento de Nossa Senhora da Penha, no centro da cidade. Foi eleito assistente da Custódia Geral dos Capuchinhos de Pernambuco, onde se dedicou às Santas Missões.
Com o passar dos anos, Frei Damião adquiriu uma deformação na coluna que o deixou encurvado, provocando dificuldades na fala e na respiração.
Morte
Depois de ser acometido por um AVC, Frei Damião faleceu no Recife, no dia 31 de maio de 1997, após permanecer 19 dias em coma no Real Hospital Português. Seu corpo foi embalsamado e velado na Basílica da Penha, durante três dias.
Após ser velado, Frei Damião foi sepultado no Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, no Recife, preparado para recebê-lo. O local é hoje um ponto de peregrinação dos fiéis, principalmente no mês de maio, ano de sua morte.
São Miguel em Alta Notícias com informações da Arquidiocese de Natal e EBiografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário