sexta-feira, 30 de julho de 2021

Reunião da CIR da Segunda Região de Saúde apresenta Programa de Qualificação das Ações de Vigilância à Saúde

Foi realizada quinta-feira (29) de julho de 2021, às 10h, no auditório da II Ursap a Centésima Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Segunda Região de Saúde com sede em Mossoró.

Estiveram presentes a coordenadora da CIR e secretária municipal de saúde de Tibau, Márcia Cristina Alves J. Barbosa, a coordenadora adjunta e gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, a secretária executiva da CIR, Fátima Rocha, secretários municipais de saúde, a coordenadora de Central de Regulação de Mossoró, Adriana Cunha, a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HRTM, Laelma Nogueira, a coordenadora da Comissão Permanente de Integração Ensino Serviços  (CIES) e técnicos da II URSAP.

Participaram da reunião os municípios de Upanema, Grossos, Tibau, Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra, Serra do Mel e Baraúna.
Na ordem do dia houve a apresentação do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância à Saúde (PQA-VS), pela técnica da II Ursap, Vera Cristina Vale.

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) representa um marco para a Vigilância em Saúde por definir compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo: a federal, com financiamento e apoio técnico, a estadual e a municipal, buscando induzir a implementação de iniciativas que garantam a melhoria das ações de vigilância em saúde.

Ficou determinado que seja oficiado ao Consórcio Público Intermunicipal do Rio Grande do Norte – COPIRN solicitando um treinamento para os digitadores e técnicos da regulação para inserir a produção do COPIRN no PPA e enviar ao Ministério da Saúde.

Em alguns casos pessoas preferiam deixar de receber a vacina contra a COVID-19. Os chamados 'sommeliers de vacina'.

Foi decidido que seja encaminhado ofício ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) para que formalize um Termo de Recusa da Vacina contra a COVID-19.

Segundo a gerente da II Ursap Emiliana Bezerra Cavalcanti  as pessoas precisam compreender  que o processo de vacinação não é um ato apenas individual.

“Ele é um ato de saúde pública. Temos uma boa oferta de vacinas contra a COVID-19  no RN. As pessoas devem aproveitar e tomar a que estiver disponível. Todas as vacinas são derivadas de anos de experiência e pesquisa," disse Emiliana Bezerra Cavalcanti.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação Social da II URSAP

Nenhum comentário:

FPM: terceiro decêndio será creditado nesta terça-feira, 30

Os dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) apontam que o terceiro decêndio de abril de 2024 do Fundo de Participação dos Municípios (F...