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quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

STF julga procedente questionamento sobre gratificação paga a servidores do TJRN

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou procedente o questionamento da Procuradoria Geral da República sobre a constitucionalidade do pagamento de uma gratificação a cargos comissionados do Tribunal de Justiça (TJRN). A decisão foi unânime no plenário do STF.

A ação direta de inconstitucionalidade foi ajuizada em 2004 pela Procuradoria da República, após o plenário do TJRN deferir o pedido de gratificação de 100% de alguns servidores e estendeu o benefício a todos os servidores que se encaixam na decisão.

Para a Procuradoria Geral da República, o deferimento do pedido de gratificação contrariou a Constituição da República. “A decisão proferida viola o princípio da separação de poderes, viola o princípio da necessidade de lei formal para a instituição de benefícios pecuniários a servidores e viola também a Súmula nº 339 do STF, que trata da impossibilidade do Poder Judiciário em atuar como legislador positivo”, argumentou, durante a sessão, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

O pagamento é baseado no Estatudo dos Servidores Públicos Civis do RN instituído em 1953 que dava direito a gratificação de 100% por trabalho científico, técnico ou administrativo que exija conhecimento especial. Posteriormente, em 1977, uma lei estadual regulamentou o artigo do estatuto que previa a referida gratificação.

Mesmo após uma comissão do Tribunal ter constatado que o estatuto já havia sido revogado por uma lei complementar posterior, acabando com o direito de gratificação, o TJRN concedeu o pagamento a oito servidores da Justiça, após uma demanda judicial, e estendeu a gratificação a 100% dos servidores nas mesmas condições.

De acordo com o procurador-geral da República, “inexiste base legal por força de revogação do então estatuto dos servidores civis para a concessão de gratificação e inexiste também base legal por ato administrativo revogada pelo próprio tribunal.” Para Rodrigo Janot, trata-se de uma decisão judicial “travestida de ato administrativo que carece de autorização legal para a constituição do benefício.”

 Tribuna do Norte

Em ano eleitoral, governos estaduais gastarão R$ 1,5 bilhão em publicidade







Apesar de 2014 ser ano de eleição e a Justiça Eleitoral ter uma série de regras para impedir a autopromoção dos candidatos fora de hora, os governadores que ocupam atualmente os cargos terão em caixa quase R$1,5 bilhão para realizar a promoção das respectivas realizações e governos neste ano.

Os dados são de um levantamento feito por Terra Magazine nas chamadas Leis Orçamentárias Anuais (LOAs) de cada um dos 26 governos estaduais brasileiros e também do Distrito Federal. O valor total de gastos de todos os estados consultados soma R$1,489 bilhão.

Os gastos dizem respeito às administrações direitas dos estados e podem crescer se considerados os gastos das empresas estatais de cada unidade federativa, como empresas de energia, água, luz ou de transporte, que não divulgam as cifras publicitárias que pretendem gastar no ano.

Segundo o levantamento, em pelo menos quatro estados a chamada “verba de comunicação e publicidade institucional” passa dos R$100 milhões. É o caso de São Paulo, Distrito Federal, Ceará e Bahia.

Nos dois primeiros casos, SP e DF, os atuais governadores, Geraldo Alckmin (PSDB) e Agnelo Queiroz (PT), tentam a reeleição. Na Bahia de Jacques Wagner (PT) e no Ceará de Cid Gomes (PROS) os dois governadores não podem mais ser reeleitos, mas têm sucessores escolhidos a dedo para tentar manter as respectivas legendas no poder.

O campeão de gastos com publicidade em 2014 será o governo de São Paulo. A administração comandada por Geraldo Alckmin poderá gastar até R$188,7 milhões em propaganda.

O montante é superior aos gastos programados para ao menos três secretarias de Estado em 2014, segundo a proposta orçamentária de São Paulo deste ano. A Secretaria de Energia, por exemplo, terá R$134,8 milhões no ano. Já na Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano a dotação orçamentária prevista é de R$163,1 milhões, assim como na Secretaria de Esportes e Juventude, que tem previstos R$185,3 milhões em gastos neste ano de Copa do Mundo.

A verba destina por Alckmin à propaganda do governo supera, inclusive, a soma dos outros três estados da região Sudeste: Rio, Espírito Santo e Minas Gerais que, juntos, devem gastar cerca de R$162,4 milhões com publicidade institucional.

No Distrito Federal a coisa é mais curiosa. Embora tenha apenas 31 cidades satélites sob o guarda-chuva do GDF (São Paulo tem 645 municípios), as chamadas administrações regionais, o governo de Agnelo Queiroz terá cerca de R$142 milhões em caixa para divulgar as benfeitorias da administração dele.

O valor é superior aos gastos programados das secretarias de Desenvolvimento Econômico (R$ 31 milhões) e Cultura (R$128,2 milhões) no ano corrente.

A cifra é quase o dobro dos R$86 milhões que o Governado de Goiás tem para gastar com o mesmo propósito no período, que já é considerado demasiado por alguns especialistas.

Outros estados

Embora não esteja entre os campeões de autopromoção no Brasil, o presidenciável Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, terá cerca de R$65,7 milhões para aplicar na divulgação dos bons atos do governo dele no Estado, segundo a LOA pernambucana, publicada no site do governo.

O valor é maior que as verbas das secretarias de Esporte (R$57,1 milhões), Secretaria da Mulher (R$19,1 milhões), Secretaria Extraordinária da Copa (R$ 55,8 milhões) e da Controladoria Geral do Estado (R$14,6 milhões), concebidas pelo próprio governador de Pernambuco.

O mesmo vale para o Rio de Janeiro de Sérgio Cabral (PMDB), que deve deixar o cargo em março para concorrer ao Senado, mas abandona a cadeira com cerca de R$89,3 milhões em caixa para o vice, Luiz Fernando “Pezão”, gastar em publicidade.

Pezão, como se sabe, é candidato ao governo do Rio em outubro.

Envolto em problemas de liquidez de caixa no Paraná, o governador tucano Beto Richa reservou R$89 milhões para gastos em comunicação e publicidade do governo em 2014.

Em ano de Copa, o valor é maior que os R$20,3 milhões reservados para a Secretaria Estadual de Turismo e também para a Secretaria de Esportes, que terá em caixa apenas R$31,1 milhões.
Regras

Apesar da Justiça Eleitoral impedir o aumento das verbas publicitárias em ano eleitoral e determinar que o dinheiro de propaganda em 2014 seja a média dos três anos anteriores, a mesma Justiça não impede que todo o recurso seja gasto no primeiro semestre.
De acordo com a regra, os governadores são impedidos de fazerem propaganda de seus respectivos governos até quatro meses antes da eleição.

Portanto, até o final do mês de junho os atuais governantes podem usar e abusar das verbas públicas para promoverem as próprias ações.

Outro lado

Procurado pela reportagem, o Governo de São Paulo informou por meio da assessoria que os gastos em publicidade previstos para esse ano obedecem as leis vigentes e estão entre os menores do Brasil, na comparação de gasto por número de habitantes.

Por esse critério, São Paulo deve gastar em 2014 cerca de R$4,32 por habitante paulista com publicidade oficial, figurando apenas na 24ª posição entre os 27 governos analisados.

Neste mesmo critério, o governo de Agnelo Queiroz lidera a lista, gastando cerca de R$50,90 por habitante do Distrito Federal, seguido por Roraima (R$31,98 por habitante), Amapá (R$23,53) e Acre (R$18,48).

“Comparar valores absolutos entre estados com realidades e orçamentos completamente distintos revela ignorância ou má-fé. Qualquer estudo sério, em qualquer área, utiliza outros parâmetros para permitir a comparação correta. É uma das formas de comparação utilizadas, por exemplo, na elaboração de homicídios por 100 mil habitantes”, argumenta o governo paulista.

O governo paulista também lembra que o orçamento de São Paulo é maior do País em todos os sentidos e, portanto, é natural que também lidere os gastos de outras ordens, como os de Publicidade.

“O uso de publicidade institucional pelo Governo do Estado atende aos interesses da população, em conformidade com artigo o 37 da Constituição Federal. Os gastos se justificam pela necessidade do Governo do Estado de informar a população sobre programas e serviços, como campanhas de vacinação, de prevenção a dengue, Nota Fiscal Paulista, serviços de transporte, entre outros, que só têm razão de existir se a população estiver adequadamente informada sobre eles”, aponta a nota redigida pelo governo.

Capital federal
O governo do Distrito Federal, por sua vez, diz que as verbas aprovadas em orçamento “são adequados para a publicidade em observação ao preceito constitucional de que é obrigação do gestor público dar publicidade a seus atos e ações em benefício da população”

Por meio de nota, o secretário de Publicidade do GDF, André Duda, diz que usa "critério técnico" para escolha dos veículos de comunicação que vão receber ou não as verbas publicitárias da capital federal.

Ou seja, as verbas são gastas de acordo com a participação do veículo na audiência do meio que atua. Na prática, isso quer dizer, por exemplo, que a TV Globo pode receber mais verbas, porque tem mais participação na audiência total do segmento TV. O mesmo ocorre com as revistas e jornais que lideram os respectivos segmentos, por exemplo.

“O Distrito Federal, além de ser a Capital do país, é ao mesmo tempo estado e município. Levando em consideração esse fato, apesar de existirem no DF trinta e uma cidades, nenhuma delas tem prefeitos ou vereadores eleitos (…) Dentro dessa lógica, deve ser considerado que o estado de São Paulo ou qualquer outro tem muito mais recursos para publicidade que o DF. Veja esse exemplo: o estado de São Paulo tem verba de 188 milhões de reais. A verba da prefeitura de São Paulo gira em torno de 150 milhões de reais. 

A da prefeitura de Campinas é da ordem de 80 milhões de reais e a de Ribeirão Preto é de 60 milhões de reais. Somadas, essas verbas totalizam 478 milhões para uso em 2014. Como São Paulo tem seis vezes mais municípios que o DF a verba total de publicidade, seguindo o exemplo anterior, pode chegar a 1 bilhão de reais”, justifica André Duda. “Pela lógica de raciocínio [da reportagem], o GDF, na comparação com outros estados, vai gastar esse ano 15 por cento do valor que São Paulo vai gastar em publicidade”, argumenta o secretário.

Transparência

Embora meio confuso, os argumentos do Governo do Distrito Federal – e também o de São Paulo – são válidos, segundo o professor Humberto Dantas, doutor em Ciências Políticas e professor do Instituto Insper e da FESP-SP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), que considera os gastos publicitários dos governos legítimos e previstos em lei.

Entretanto, Dantas avalia que os governadores de todo o Brasil precisam ter mais rigor e transparência nos gastos publicitários. Na opinião dele, é necessário dar mais acesso aos dados para fiscalização do Poder Público e da sociedade civil.

“O gasto é legítimo. Qualquer empresa tem uma verba específica para comunicação e marketing. O problema é que essa verba, antes de chegar para uma rádio ou TV, passa por agências de propaganda, que eventualmente até abocanham uma parte. Elas decidem onde e como aplicar o dinheiro. Se fizermos um cruzamento de dados e CNPJ certamente haveremos de encontrar agências que prestaram serviço para um determinado candidato que hoje é governo. Isso coloca os gastos no mínimo em suspeição. É quase como um financiamento público ilegal de campanha e acontece em quase todos os estados”, adverte Humberto Dantas.

O professor do Insper também alerta, contudo, que o montante de dinheiro disponibilizado pelos estados para publicidade poderia ser muito melhor avialiado e aplicado em Educação, Saúde e Segurança. Ele lembra que as verbas publicitárias robustas colocam o candidato oficial em situação privilegiada no pleito eleitoral.

"Infelizmente não há uma lei que limite o teto de gastos com publicidade ano a ano. Os governadores estão dentro da lei, mas isso não quer dizer que não possamos questionar a lei. O que as vezes está dentro da legalidade pode ser imoral", avalia Dantas.

Coleta de dados

Conforme já dito anteriormente, todos os dados dos estados foram tirados das propostas de Leis Orçamentárias Anuais (LOAs) de todos os estados e do DF. Os projetos estão disponíveis nos sites dos respectivos governos estaduais e, em alguns casos, publicados nos diários oficiais locais, como é o caso do Tocantins, por exemplo.

As propostas de Leis Orçamentárias foram enviadas pelos governadores às assembleias legislativas de cada estado. Em alguns casos como o do Rio Grande do Norte, por exemplo, os projetos não encontram-se ainda disponíveis nos sites e nem foram publicados ainda no Diário Oficial. Nesses casos, os dados foram solicitados direto aos governos locais.

Em algumas LOAs as rubricas para publicidade não estão fixadas especificamente, como na Bahia. Mas estão consideradas dentro do que se chama "Secretaria de Comunicação", responsável por contratar os canais e emissoras para propaganda.

Fonte: Terra Magazine

CBF divulga tabela do Brasileirão 2014

Portuguesa não está entre os times que vão disputar o Brasileirão, que conta com 20 clubes e terá a fórmula de pontos corridos. 
 
A Confederação Brasileiria de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta quinta-feira (6) a tabela do Campeonato Brasileiro da Série A. Apesar de contestações na justiça, a Portuguesa não está entre os times que vão disputar o Brasileirão, que conta com 20 clubes e terá a fórmula de pontos corridos, com dois turnos, mantida.

A Lusa foi rebaixada para a Série B do Campeonato após ter perdido quatro pontos por ter escalado irregularmente o meia Héverton no jogo da última rodada do Brasileirão. A decisão beneficiou o Fluminense, que se livrou do rebaixamento e está confirmado na principal divisão do campeonato brasileiro.

O campeonato de 2014 começa no final de semana do dia 20 de abril, no Domingo de Páscoa, e termina no dia 7 de dezembro. O Brasileirão será interrompido na nona rodada, em 1 de junho, para a Copa do Mundo, e retomado no dia 16 de julho.

Na primeira rodada os destaques são para o jogo entre São Paulo x Botafogo e Atlético Mineiro x Corinthinas. Atual campeão, o Cruzeiro estréia contra o Bahia, em Salvador. Já o Palmeiras, campeão da Série B em 2013 faz o primeiro jogo fora de casa, contra o Criciúma.


Portal EBC

Apodi: MP recomenda que gestores invistam corretamente verba do Fundeb

O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da  Promotoria de Justiça da Comarca de Apodi, expediu recomendação aos gestores de municípios da comarca para que apliquem os recursos  do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) exclusivamente na manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A recomendação visa acompanhar a execução orçamentária, financeira e patrimonial do Fundeb, regulamentada pela Lei nº 11.494/ 2007. Segundo o artigo 71 da  Lei nº 9.434/96 é proibido utilizar esses recursos como garantia ou contrapartida de operações de crédito, internas ou externas, contraídas pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios que não se destinem ao financiamento de projetos, ações ou programas considerados como ação de manutenção e desenvolvimento do ensino para a educação básica.

Os municípios da Comarca de Apodi receberam verbas em 2013 através do Fudeb, em Apodi por exemplo, o valor é de R$ 7.654.008,27, seguido por Felipe Guerra R$ 2.178.341,30; Itaú R$ 1.997.261,27; Rodolfo Fernandes R$ 2.085.017,66 e Severiano Melo com  R$ 2.148.736,51.

O MP continuará acompanhando o andamento da execução do recurso, caso os prefeitos não cumpram a recomendação serão adotadas medidas judiciais, correndo o risco do gestor ser denunciado como autor de ação de improbidade administrativa.

Ministério Público

Flamengo vence e se mantém líder

O atacante Alecsandro foi o grande destaque da partida, marcando três gols diante do Boavista
 O atacante Alecsandro foi o grande destaque da partida, marcando três gols diante do Boavista

Depois dos titulares golearem no fim de semana, foi a vez dos reservas do Flamengo fazerem o mesmo nesta quarta-feira, em Moça Bonita. Mesmo saindo atrás no placar, os rubro-negros, comandados por Alecsandro, viraram o marcador e fizeram 5 a 2 no Boavista, em partida válida pela sexta rodada do Campeonato Carioca. Com o resultado, os flamenguistas continuam na liderança da competição. O Flamengo foi melhor em grande parte dos 90 minutos, mas sofreram com os contra-ataques no início da partida. Com isso, viu o Boavista abrir 2 a 0, com gols de André Luís e Thiago Costa. Ainda na etapa inicial, os rubro-negros chegaram ao empate com Alecsandro e Gabriel. Na etapa final, os flamenguistas consolidaram a goleada com dois gols de Alecsandro e um de Léo.

Mesmo sob forte calor, a partida começou movimentada, com as duas equipes correndo muito. No entanto, quando os rubro-negros eram superiores, o Boavista marcou o primeiro gol, aos 14 minutos. Em contra-ataque rápido, André Luís veio da intermediária, entrou na área e chutou cruzado, sem chance para Felipe. Mais uma vez, em um contra-ataque rápido, o Boavista marcou, aos 18 minutos. Gilcimar recebeu na área e tocou para Thiago Costa, livre, só tocar para a rede e fazer o segundo.

De tanto insistir, os rubro-negros chegaram ao empate em dois minutos. O primeiro gol aconteceu aos 26 minutos em belo passe de Chicão, que Alecsandro finalizou no canto de Getúlio Vargas. No minuto seguinte, após cobrança de escanteio, a bola passou por todo mundo e chegou em Gabriel, que só tocou para a rede.

Assim como na etapa inicial, o segundo tempo começou em ritmo acelerado. Aos dez minutos, o Flamengo chegou ao terceiro gol em Moça Bonita. Gabriel foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Alecsandro cobrou com categoria para deixar os rubro-negros à frente no placar. O Boavista passou a buscar o ataque após o revés, mas em pouco tempo viu o Flamengo chegar ao quarto gol, aos 13 minutos. Negueba tocou para Alecsandro na entrada da área finalizar. Flamengo aproveitou um contra-ataque para marcar o quinto, aos 23 minutos, com o lateral direito Léo.

Tribuna do Norte

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Pastor vai entrar na Justiça contra beijo gay exibido pela Globo

    Selinho gay entre Félix e Carneirinho ainda está dando o que falar (Foto: Reprodução/Globo)
Selinho gay entre Félix e Carneirinho 
ainda está dando o que falar (Foto: Reprodução/Globo)
  

Conforme noticiado aqui no TV FOCO, assim que terminou a exibição do último capítulo de Amor à Vida, na qual contou com beijo gay, a TV Globo mandou uma nota oficial para a imprensa. E agora está explicado o motivo de a emissora ter feito a nota. O canal, que já sentia cheiro de confusão (e preconceito) no ar, disse:

“Toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade. O beijo entre Felix e Niko selou uma relação que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama. A pertinência desse desfecho foi construída com muita sensibilidade pelo autor, diretor e atores e assim foi percebida pelo público. É importante lembrar que o relacionamento homossexual sempre esteve presente nas nossas novelas e séries de maneira constante, responsável e natural.
 
 A cena esteve de acordo com essa premissa e com a relevância para a história”.
Irritado, Paulo Isidório, deputado baiano e pastor, afirmou que vai processar a TV Globo por “atentado violento ao pudor, buscando reparação e o respeito à família tradicional” em uma rede social, na última terça-feira (04). Veja o que ele escreveu:
(Foto: Reprodução/Facebook)
(Foto: Reprodução/Facebook)

Site Tv Foco

A Campanha da Fraternidade 2014 tem como tema "Fraternidade e Tráfico Humano" e lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou" (GL 5,1).

O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.
 
2-Essa situação rompe com o projeto de vida na liberdade e na paz e viola a dignidade e os direitos do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus. A sombra na parte superior do cartaz expressa as violações do tráfico humano, que ferem a fraternidade e a solidariedade, que empobrecem e desumanizam a sociedade.
 
3-As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Essa esperança se nutre da entrega total de Jesus Cristo na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), especialmente os que sofrem com injustiças, como as presentes nas modalidades do tráfico humano, representadas pelas mãos na parte inferior.
 
4-A maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos.
 
 (Fonte: CF 2014).

Médico é preso por "negar" anestesia e abandonar idosa em cirurgia no RN

O TJ-RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte) negou, nesta terça-feira (4), a conversão da pena de prisão em restrição de direitos a um médico condenado, em primeira instância, por abandonar cirurgia em uma idosa após ser questionado sobre a aplicação de anestesia em um hospital (Dix Sept Rosado) em Mossoró (a 289 km de Natal).

A decisão foi tomada durante sessão da Câmara Criminal do TJ-RN, que manteve a sentença de um ano de prisão ao médico. A Ação Penal Pública foi ingressa pelo MP (Ministério Público Estadual), com base no Estatuto do Idoso.

O caso aconteceu no dia 17 de fevereiro de 2012. Com a decisão do TJ-RN, o médico seguirá detido, mas ainda poderá recorrer da decisão.

"A lei do idoso ficou devidamente configurada, na atitude do médico, que menosprezou e humilhou a paciente idosa e absolutamente vulnerável, configurando-se em franco desrespeito ao tratamento digno que se espera de profissionais de saúde", diz a sentença.

O caso

Segundo o MP, o médico deveria colocar um cateter na coxa da paciente, que já estava na sala de cirurgia pronta para o procedimento.

Durante o procedimento, a paciente teria questionado sobre a aplicação de anestesia, que teria sido paga. A pergunta deixou o médico exaltado. Ele rasgou o cheque de pagamento pelo procedimento, negou seguir o atendimento e abandonou a paciente na sala de cirurgia.

Para condenar o médico, foram colhidos depoimentos de testemunhas, como uma técnica de enfermagem, que confirmou a versão e ainda disse que o médico "não queria mais conversa com a vítima".

Segundo a técnica, o médico teria questionado se a paciente "estava lhe chamando de ladrão".

Fonte: UOL 

POLÍCIA CIVIL DE SÃO MIGUEL/RN PRENDE HOMEM DE 21 ANOS SUSPEITO POR HOMICÍDIO NO MUNICÍPIO DE PEREIRO/CE

Policiais civis da 55ª Delegacia de Polícia (DP) de São Miguel, com apoio do Destacamento da Polícia Militar de São Miguel, cumpriram, nes...