Radio

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Só três deputados do RN assinaram pedido de CPI para investigar fraudes no INSS

A oposição na Câmara dos Deputados conseguiu reunir 185 assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar supostos desvios e fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número ultrapassa o mínimo necessário de 171 assinaturas e agora a instalação da CPI depende da decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Do Rio Grande do Norte, três deputados federais apoiaram oficialmente o pedido: Carla Dickson (União Brasil), General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL). Os parlamentares se somaram a outros nomes da oposição que pressionam o governo federal por mais transparência na gestão dos benefícios previdenciários.

General Girão destacou a importância da CPI como instrumento de reparação aos aposentados prejudicados e punição aos criminosos: "Assinamos o requerimento para abertura da CPI do INSS. Vamos investigar e fazer justiça para aqueles aposentados que tiveram seu dinheiro roubado por essa fraude absurda!", declarou o parlamentar.

Segundo o parlamentar do PL, a iniciativa busca apurar irregularidades que já somam mais de R$ 6 bilhões, segundo denúncias da Polícia Federal. O requerimento contou com 185 assinaturas, superando com folga o mínimo necessário de 171 apoios. Um dado que chamou atenção foi a forte adesão de parlamentares da base governista — partidos com ministérios no atual governo somaram 81 assinaturas. Entre eles, 25 deputados do União Brasil, 18 do PP, 18 do Republicanos, 11 do MDB e 9 do PSD.

O autor do requerimento, deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), revelou os nomes dos apoiadores apenas na quarta-feira (30), um dia após ter alcançado as assinaturas, como estratégia para evitar possíveis recuos de deputados aliados ao governo. A CPI pretende apurar irregularidades nos pagamentos, fraudes em benefícios e desvios de recursos públicos no âmbito do INSS.

96FM

Nenhum comentário:

Homem Morre Vítima de Choque Elétrico em Jucurutu, no interior do RN

Um homem morreu no bairro Freitas em Jucurutu nas primeiras horas da tarde deste domingo 03 de agosto de 2025 após sofrer um choque elétri...