Radio

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

INCÊNDIO A RESIDÊNCIA NA MADRUGADA DE SEGUNDA-FEIRA EM CORONEL JOÃO PESSOA/RN

Na madrugada desta segunda-feira 23 de dezembro por volta das 03h40min aconteceu um incêndio de grande proporção a uma residência na cidade de Cel. João Pessoa na região do Alto Oeste potiguar.

Moradores ajudaram a apagar as chamas após pedido de socorro da moradora da residência, o fogo se espalhou rapidamente, um corto circuito teria causado o incêndio.

As informações dão que todos estava na residência e um em dos cômodo dormiam meninas acordaram antes do fogo se propagar.

São Miguel em Alta Notícias 

Descoberta de nova espécie de maracujá-do-mato enriquece biodiversidade potiguar

Uma nova espécie de maracujá-do-mato, batizada de Passiflora natalensis, foi descoberta e descrita pela primeira vez na ciência em um artigo publicado no prestigiado periódico científico Acta Botânica Brasilica neste mês de dezembro. A descoberta, liderada pela botânica potiguar Me. Gláucia Lidiane da Silva, com colaboradores, destaca a riqueza e a singularidade da flora do Rio Grande do Norte.

A Passiflora natalensis é uma planta trepadeira que ocorre exclusivamente nas restingas potiguares, sendo encontrada até o momento apenas em áreas como o Parque das Dunas, na Rota do Sol, em Tibau do Sul e em Baía Formosa. O nome da espécie é uma homenagem à cidade de Natal e, curiosamente, o artigo foi publicado na véspera de Natal.

De acordo com a botânica Gláucia Lidiane, a Passiflora natalensis era frequentemente confundida com outra espécie já conhecida, a Passiflora cincinnata. “É comum na natureza existirem plantas e animais que se pareçam muito, mas quando estudamos esses seres a fundo, descobrimos que são diferentes. É o caso da Passiflora natalensis, parecida com a Passiflora cincinnata, mas com características morfológicas distintas. Uma dessas diferenças são as aberturas tipo fendas nas folhas. Esse trabalho mostra a riqueza das plantas do nosso estado e o quanto ainda podemos descobrir”, explicou a pesquisadora.

A descrição da Passiflora natalensis não é apenas uma vitória para a ciência, mas também um convite à reflexão sobre a preservação ambiental e a valorização da biodiversidade local. A descoberta reforça a necessidade de ampliar os estudos e a proteção das áreas naturais no Rio Grande do Norte.

Para o botânico e curador do Herbário Parque das Dunas, Alan Roque, e também autor do artigo, a descoberta reforça a importância das Unidades de Conservação no estado. “Essa planta acabou de ser descrita e sua ocorrência restrita a coloca como ameaçada de extinção. Por isso, é crucial continuarmos estudando a rica flora do Rio Grande do Norte. O Parque das Dunas, por exemplo, desempenha um papel fundamental, pois oferece um ambiente protegido onde espécies como a Passiflora natalensis podem prosperar”, destacou o botânico.

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas e receptação em Mossoró

Policiais civis da 15ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio da 10ª DHPP e da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), ambas de Mossoró, prenderam em flagrante, um homem de 28 anos, na manhã desta sexta-feira (20), pela suspeita da prática dos crimes de tráfico de drogas e receptação. 

A prisão foi realizada no bairro Dom Jaime Câmara, localizado no município de Mossoró.  As diligências foram iniciadas para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, para investigar um homicídio realizado em outubro de 2024, em Mossoró.

Durante a ação, em um dos endereços os policiais civis apreenderam cerca de 7,2kg de maconha e um celular proveniente de um roubo, razão pela qual o homem que estava no local foi autuado pelo crime de receptação.

As investigações seguirão em andamento para que os envolvidos na ação criminosa possam ser presos e responder judicialmente pela infração penal. O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

PRF intercepta contrabandista com 6920 maços de cigarros em Macau/RN

Durante uma fiscalização de rotina na BR-406, no km 5, em Macau (RN), policiais rodoviários federais realizaram, no início da tarde deste sábado (21), uma apreensão impressionante. O condutor de uma caminhonete foi parado após demonstrar comportamento suspeito, como tentar colocar o cinto de segurança às pressas ao perceber a presença da PRF. No entanto, o que parecia ser uma simples infração de trânsito revelou algo muito mais grave.

Ao realizar a abordagem, os agentes encontraram aproximadamente 6920 maços de cigarros contrabandeados escondidos no veículo em posse de um casal além disso, o homem estava com R$ 4.050,00 em espécie. O condutor admitiu aos policiais que estava realizando entregas de cigarros ilegais na região de Macau/RN.

O casal foi preso em flagrante e encaminhado à Superintendência da Polícia Federal, em Natal/RN, para os procedimentos legais. Já a carga ilícita e o dinheiro foram apreendidos.

A PRF destacou que o contrabando de cigarros representa não apenas um crime econômico, mas também uma ameaça à saúde pública e ao comércio legal. A operação reforça o compromisso da corporação em combater ações ilícitas que alimentam o mercado paralelo e prejudicam a sociedade.

A apreensão chamou a atenção pela quantidade expressiva de mercadoria ilegal e pela ousadia do infrator, que tentava circular livremente pelas rodovias do Rio Grande do Norte.

PRF

domingo, 22 de dezembro de 2024

Câmara aprova teto para salário mínimo, mas afrouxa mudanças no BPC

Por 264 votos a favor e 209 contra a Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (19) à noite o terceiro projeto que integra o pacote de corte de gastos do governo. A proposta cria um teto para o crescimento do salário mínimo, obriga a biometria para o recebimento de programas sociais e limita os gastos com o Proagro.

Por ser projeto de lei ordinária, a proposta exigia apenas maioria simples (metade mais um dos deputados presentes). A aprovação da última proposta do pacote, que muda a previdência dos militares, ficou para o próximo ano, porque o projeto só foi enviado na terça-feira (17) ao Congresso.

O PSOL, que era contra o projeto, tentou derrubar parte do texto aprovado, mas foi derrotado. O texto segue para o Senado, onde deverá ser votado nesta sexta-feira (20).

O governo depende da aprovação desse projeto nas duas Casas para votar o projeto de lei do Orçamento de 2025. Isso porque o texto aprovado limita o crescimento do salário mínimo a 2,5% acima da inflação do ano anterior, com valorização mínima de 0,6% acima da inflação em caso de recessão econômica. A medida, segundo o Ministério da Fazenda, deverá gerar economia de R$ 109,8 bilhões de 2025 a 2030.

Mudanças

Para facilitar a aprovação do projeto, o governo concordou em desidratar parte das propostas. O relator, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), afrouxou as mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC), benefício pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, principal ponto de resistência ao projeto. Ele retirou a expressão “pessoa com deficiência” que constava do projeto original e trocou por “avaliação que ateste deficiência de grau moderado ou grave”.

Segundo parlamentares da oposição e até da base aliada, a expressão pessoa com deficiência poderia excluir do BPC portadores de transtornos do espectro autista e pessoas com síndrome de Down. No entanto, parte dos parlamentares criticou a nova definição do relator, que continuaria a restringir o acesso ao benefício.

Bulhões também retirou a proposta do governo que pretendia excluir do cálculo da renda familiar per capita os rendimentos de familiares que não moram na mesma casa, mas ajudam o beneficiário. Segundo deputados, isso prejudicaria um beneficiário com deficiência que mora numa casa, mas recebe cuidados de um parente que habita o mesmo lote, mas em outro domicílio. O deputado eliminou ainda a proposta do governo de incluir posse ou propriedade de bens ou direitos, inclusive terras, do cálculo da renda.

O relator não revogou a regra segundo a qual o benefício concedido a qualquer membro da família não será computado para os fins do cálculo da renda familiar. O governo queria que esses rendimentos fossem levados em conta.

O projeto aprovado manteve a necessidade de apresentação de documento com exame biométrico para receber o benefício, cuja obrigatoriedade havia sido proposta pelo governo. No entanto, o relator incluiu exceções, como idosos com dificuldades de locomoção ou pessoas que moram em localidades remotas.

Bolsa Família e Proagro

Em relação ao Bolsa Família e demais benefícios de seguridade social, o texto aprovado manteve a obrigatoriedade de cadastro biométrico para a concessão, a manutenção e a renovação. Os parâmetros para a permanência do programa serão mais rígidos para as famílias unipessoais (beneficiários que moram sozinhos). Haverá restrição para municípios com percentual de famílias unipessoais acima do disposto em regulamento. 

O projeto também estabelece que o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), seguro rural a pequenos e médios produtores, seja executado conforme o Orçamento de cada ano. Atualmente, o Banco Central manda a conta de alguns subsídios, como o Proagro, ao governo, sem limitação orçamentária. Pelo projeto, governo só poderá gastar em subsídios o que estiver autorizado no Orçamento.

O projeto muda ainda os parâmetros relativos à permanência no Bolsa Família, incluindo o estabelecimento de índices máximos de famílias unipessoais.

FCDF

Para diminuir a resistência à aprovação do projeto, o relator retirou as mudanças no Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), cujos recursos passariam a ser corrigidos apenas pela inflação conforme a proposta original. O fundo continuará a ser corrigido pela Receita Corrente Líquida (RCL).

Formado por recursos da União, o FCDF é usado para manter a saúde pública, a educação e a Polícia Civil, a Polícia Penal, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. O Ministério da Fazenda previa reduzir os gastos em R$ 18,1 bilhões até 2030 com a nova forma de correção.

Na apresentação do projeto, no fim de novembro, o Ministério da Fazenda previa que as três propostas – os dois projetos e a proposta de emenda à Constituição – gerariam economia de R$ 71,9 bilhões em 2025 e 2026. Com as desidratações no Congresso, as contas serão refeitas.

Agência Brasil

PM perde o controle e colide viatura em árvore no Oeste do RN

Policiais militares sofreram um acidente na estrada carroçável no sítio Aroeira na manhã deste domingo (22) na zona rural do município de Paraná/RN. O condutor não se feriu e o comandante da guarnição bateu a cabeça no para-brisa do veículo e sofreu ferimentos, após os primeiros socorros na unidade de saúde local, a vítima queixava-se de dores de cabeça e foi encaminhado para o HRCCA para ser submetido a exames complementares.

O sinistro ocorreu por volta das 09h, durante patrulhamento na zona rural do município, quando o condutor da viatura perdeu o controle de direção após estourar um dos pneus, indo colidir com uma árvore da família Fabaceae – Cesalpinoídea.

Equipes do ITEP-RN e da 4ª CPRv estiveram no local para exames periciais e uma sindicância será instaurada pela PM RN para as causas e circunstancias do acidente.

João Marcolino

Colisão frontal na BR-226 deixa quatro mortos em Bom Jesus, no agreste potiguar

Um acidente no km 52 da BR-226, em Bom Jesus, região agreste do Rio Grande do Norte, resultou na morte de quatro pessoas e deixou uma ferida na manhã deste domingo (22).

A colisão frontal envolveu dois veículos Chevrolet Celta e ocorreu por volta das 6h50, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No Celta vermelho, o condutor, de 50 anos, foi socorrido pelo SAMU com ferimentos graves. A passageira foi identificada como Maria das Graças Barbosa dos Santos, de 58 anos. Ela não resistiu e morreu no local.

No Celta cinza, o condutor, que foi identificado como Francisco Aparecido da Silva, de 43 anos, faleceu no local.

Dois passageiros também estavam no carro: João Guilherme Lima Rodrigues de Azevedo, de 15 anos, que também morreu na colisão, e uma mulher, de 42 anos, que foi socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Ela foi identificada como Dionete Rodrigues de Azevedo.

Além da PRF, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil foram acionadas para atender à ocorrência.

A rodovia foi parcialmente interditada para o atendimento da ocorrência.

Inter TV Costa Branca

Governo do RN decreta ponto facultativo nas vésperas de Natal e Réveillon

O Governo do Rio Grande do Norte estabeleceu ponto facultativo nos órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual nos dias 24 e 31 de dezembro, respectivamente, véspera de Natal e Ano Novo.

O Decreto nº 34.231 declarando os pontos facultativos no expediente das repartições foi publicado nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado.

A medida, porém, não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais que, por sua natureza, não possam ser paralisados ou interrompidos. O funcionamento dessas unidades e serviços serão regulamentados por normativas internas próprias editadas e publicadas pelos seus dirigentes.

OPERAÇÃO FORÇA TOTAL DAS POLÍCIAS DE SÃO MIGUEL, CORONEL JOÃO PESSOA E VENHA-VER NO COMBATE A CRIMINALIDADE

Durante os dias 19 e 20 de dezembro, todo o policiamento da região de São Miguel, Coronel João Pessoa e Venha-Ver, esteve empregado na execução da Operação Força Total.

Esta Operação acontece mensalmente em todo o território nacional, com o objetivo de inibir o avanço da criminalidade e garantir a permanência da ordem e da paz.

A Operação é uma articulação planejada pelo Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares (CNCG - PM), reafirmando o compromisso de zelar permanentemente pela tranquilidade social.

A polução continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181da Polícia Civil ou 190 da Polícia Militar.

São Miguel em Alta Notícias com informações da PM de São Miguel

INCÊNDIO A RESIDÊNCIA NA MADRUGADA DE SEGUNDA-FEIRA EM CORONEL JOÃO PESSOA/RN

Na madrugada desta segunda-feira 23 de dezembro por volta das 03h40min aconteceu um incêndio de grande proporção a uma residência na cidade ...