Na missa de abertura da Romaria de Frei Damião, celebrada no dia 30/05/2022, no Venha-Ver, Padre Talvacy Chaves, na sua homilia, recordou que pertence a uma geração que caminhava a pé para as missões de Frei Damião. O povo saía por volta das 00h ou 2h, sempre na madrugada, numa "marcha santa", fazendo a travessia da fé pelos caminhos do Venha-Ver, de Coronel e de São Miguel, rezando junto com Frei Damião, escutando atentamente seus Sermões, que tinham um único fim: atrair o fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo. Olhando para aquela multidão de romeiros, padre Talvacy lançou as seguintes questões:
"Qual é a motivação que você tem para caminhar com Frei Damião?"
"Para que e por que eu vou caminhar hoje com Frei Damião?"
Cada romeiro e romeira, inspirado pela santidade e intenso amor ao Cristo que irradiava Freio Damião, certamente foi encontrando e dando um significado a sua caminhada. O que cada um carregava no coração só Deus conhece. Porém, visível aos nossos olhos ficaram os testemunhos de fé, religiosidade, espiritualidade, comunhão, solidariedade e amizade. Inclusive, Padre Jorge, na sua homilia na missa de encerramento da Romaria, no Memorial de Frei Damião, destacou ter presenciado e vivenciado muitos testemunhos bonitos de fé durante o percurso. Ele frisou ter escutado frequentemente a expressão: “estou caminhando na fé".
A I Romaria de Frei Damião faz história e marca história na vida dos romeiros, que passará de geração a geração. Sempre haverá alguém a narrar: Foi naquele dia 30 de maio, no Monumento de Frei Damião, na cidade do Venha-Ver, por volta das 22h, em torno da mesa da Eucaristia, que nos preparávamos para iniciar a grande caminhada com Frei Damião. E assim aconteceu, ao som de um trio elétrico, a multidão marchou, louvando a Deus pelo Venerável Frei, que nosso coração já era Santo. As duas paradas, na Vila Caldeirão e em Coronel João Pessoa, onde os romeiros foram bem acolhidos, com carinho, oração e mesa farta foram cruciais pra chegarmos na manhã de 31/05/2022 ao Memorial, onde encerrarmos a jornada, por volta das 6h, com a Missa comemorativa aos 25 anos de Páscoa definitiva de Frei Damião de Bozzano e de São Miguel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário