A Globo fechou acordo com a Liga Forte União (LFU)
para exibição de jogos dos clubes que pertencem ao grupo nas edições de 2025 a
2029 do Brasileirão.
O contrato prevê transmissão nas diferentes
plataformas da empresa das partidas como mandantes de Botafogo, Ceará,
Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude,
Mirassol, Sport e Vasco. Em média, os canais Globo vão exibir cinco partidas
por rodada dessas equipes como mandantes, sendo quatro delas exclusivas.
Os 11 clubes da LFU na Série A se juntarão aos nove times da
Libra nas telas dos canais Globo. A empresa havia fechado em março do ano
passado um acordo para exibir com exclusividade jogos como
mandantes de Atlético-MG, Bahia, Bragantino, Flamengo, Grêmio, Palmeiras,
Santos, São Paulo e Vitória.
Assim, os canais Globo vão transmitir nove partidas
por rodada na Série A. A distribuição ficou da seguinte forma:
Oito jogos exclusivos nos canais Globo (TV Globo,
sportv e Premiere)
Um jogo exibido no Premiere, na Record e no YouTube
Um jogo no Amazon Prime Video
Cobertura completa da competição
No total da competição, as plataformas da Globo vão
exibir 342 dos 380 jogos do Brasileirão, sendo 304 deles exclusivos. O diretor
de Direitos Esportivos da Globo, Fernando Manuel, comemorou o acerto com os
clubes da LFU.
— Ficamos felizes pela parceria com os clubes da
LFU e, com isso, consolidar nosso envolvimento no ciclo de 2025 a 2029 do
Campeonato Brasileiro, que resultará na maior e melhor cobertura do evento,
levando ao público praticamente todos os jogos através das diversas plataformas
da Globo. O Brasileirão é um dos melhores campeonatos do mundo graças ao seu
formato de disputa, competitividade e grandeza dos clubes, movimentando as
torcidas de todo o país. Parte do seu desenvolvimento econômico vem da consciência,
cada vez maior, dos envolvidos sobre os benefícios de se adotar modelos mais
coletivos nas discussões comerciais, zelando por equilíbrio e critérios de
mérito esportivo na distribuição das verbas entre os clubes. Parabenizamos
todos os clubes pelos avanços nesse ciclo e nos orgulhamos de fazer parte e
contribuir para essa agenda ao longo dos últimos anos — disse Fernando Manuel.
Presidente da Liga Forte União e CEO do Fortaleza,
Marcelo Paz destacou a importância do público alcançado pela Globo em suas
diferentes plataformas.
— Este acordo histórico com a Globo reflete o
compromisso da Liga Forte União em levar o melhor do futebol brasileiro a um
público cada vez maior. A Globo se junta aos parceiros que já acreditaram em
nossa visão, garantindo a entrega mais ampla possível para o torcedor
acompanhar o futebol em todas as plataformas — afirmou Paz.
A negociação viabiliza uma oferta democrática do
Brasileirão na TV Globo nos próximos cinco anos, estimulando a conexão com o
Brasil e com os torcedores. O sportv se mantém como principal canal esportivo
do mercado, transmitindo e promovendo a competição, enquanto o Premiere oferece
a mais completa experiência de futebol brasileiro. Tudo isso reunido no
Globoplay, para o torcedor assistir às partidas de onde e como quiser.
Dentro desse ecossistema, os anunciantes têm papel
fundamental no apoio à transmissão de qualidade da Globo. Em 2025, são 13
patrocinadores no projeto Futebol Nacional. Na TV Globo, são oito
patrocinadores, em cotas esgotadas, que estão com Itaú Unibanco, Fiat,
Amazon.com, Ambev, Vivo, Betnacional, Natura e Perdigão. Já as marcas
Stellantis, Bradesco, Ambev e Novibet patrocinarão as transmissões pelo sportv.
A Betano garantiu a cota TOP do projeto nas duas plataformas.
Blocos comerciais
Com o fim em 2024 do contrato anterior de direitos
do Brasileirão, os clubes passaram a negociar o período que começa este ano.
Houve a tentativa de formação de uma liga, que não saiu do papel.
Assim, houve o surgimento de dois blocos
comerciais: a Libra e a Liga Forte Futebol, que posteriormente contou com a
adesão dos clubes do Grupo União: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco.
ge — Rio de Janeiro