A
empresa responsável pela renomada marca de copos Stanley está enfrentando
processos judiciais nos Estados Unidos, acusada de não informar que seus
produtos contêm chumbo.
O
assunto viralizou nas redes sociais depois que uma mulher realizou um teste
caseiro que detectou o metal pesado nos produtos, e a empresa confirmou
publicamente as suspeitas.
De
acordo com o Huffpost, há pelo menos três ações judiciais contra a empresa,
sendo uma no início de fevereiro e duas na semana passada. A Pacific Market
International (PMI), que adquiriu a Stanley em 2002, afirmou que o material de
vedação estava revestido com uma camada de aço inoxidável, o que tornaria o
chumbo inacessível aos consumidores. No entanto, os consumidores argumentam que
o aviso só foi feito após o assunto viralizar nas redes sociais.
“O
principal mercado-alvo da PMI são mulheres profissionais jovens em idade
fértil, como as quatro autoras identificadas que apresentaram esta queixa. A
PMI gasta grandes quantias para alcançar este mercado, pagando influenciadores
para promover os copos Stanley como produtos seguros e duráveis”, afirma um
processo movido por mulheres da Califórnia.
As
ações também alegam que, com danos ou uso regular, o selo de vácuo poderia se
romper e expor os consumidores ao chumbo. Uma ação movida por uma mulher de
Nevada declarou que a garantia da PMI “é provavelmente enganosa para os
consumidores razoáveis, já que não informa sobre o potencial de danos ao selo
de vácuo e não divulga a quantidade de chumbo presente em cada copo tumbler”.
Um
terceiro processo, movido por uma mulher na Califórnia, alega que a PMI
“promove e vende os copos Stanley aos consumidores com a garantia de que podem
ser utilizados durante atividades (como caminhadas e escaladas) onde um
consumidor poderia cair e/ou danificar os copos Stanley”.
Em
nota, a fabricante confirmou que os copos Stanley têm chumbo em sua composição.
O metal é utilizado para vedar a base do copo, mas, segundo a empresa, está
protegido por um revestimento de aço inoxidável que impede o contato direto com
o consumidor.
“A
Stanley esclarece que não há chumbo em parte alguma da superfície de seus
produtos que entre em contato com o consumidor, ou com líquidos e alimentos que
estejam sendo consumidos. A marca utiliza um processo de fabricação que segue o
padrão global da indústria para realizar o selamento na parede externa e
garantir o isolamento a vácuo. Este material de vedação inclui uma parcela de
chumbo em sua composição. No entanto, uma vez selada, esta área é coberta por
uma camada não removível de aço inoxidável, tornando-a inacessível aos
consumidores.”
Jornal Pequeno