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sexta-feira, 16 de maio de 2014

Fundação José Augusto lança Prêmio Junino em homenagem a Elino Julião

O Governo do RN publica edital cultural para reconhecer e premiar os festejos que mantêm vivas as tradições juninas. O Prêmio RN Junino – Edição Elino Julião apoia as categorias Arraiás de Rua, Quadrilhas Juninas, Arraiás do RN e Outros Iniciativas Culturais, com atividades relacionados ao ciclo junino. Serão investidos recursos na ordem de 623 mil reais, do Fundo Estadual de Cultura, através da Secretaria Extraordinária de Cultura. 
Os projetos devem ser entregues na sede da Fundação José Augusto, ou enviados pelos Correios via entrega rápida, no período de 16 a 26 de maio. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, desde que atendam às recomendações do presente edital. Será aplicada a lei que regula a distribuição dos recursos, sendo 50% para Natal e Grande Natal, e 50% para as demais cidades.
Os Arraiás de Rua devem ter no mínimo dois dias de duração, ter a participação de no mínimo seis grupos de quadrilha juninas adultas e infantis e apresentar uma proposta cultural que valorize as tradições juninas do RN. Na categoria Arraiás do RN, os festejos deem ser realizados no mínimo três dias por semana, entre 12 de junho a 12 de julho de 2014, com datas de realização a serem acordadas com a SecultRN/FJA. A proposta deve destacar originalidade, número de apresentações culturais, cultural dos grupos, programação infantil e manutenção das tradições de raízes.
O edital compreende por Outras Iniciativas Culturais as produções artísticas, nas mais variadas modalidades ligadas à arte e cultura popular, tais como exposições, cordéis, livros, apresentações de grupos folclóricos, mamulengos etc. Para projetos de Quadrilhas Juninas, será concedido prêmio no valor de 3.500 mil reais; Arraiás de Rua, até R$ 1.500 reais; Arraiá do RN, até R$ 15 mil reais; e a quarta categoria, até R$ 1.500 reais. Também será concedido prêmio ao homenageado, no valor de 3 mil reais.  
Todas as informações sobre documentação e características das categorias estão contidas no sitewww.cultura.rn.gov.br

Assecom

quinta-feira, 15 de maio de 2014

TRT-RN: 101 municípios já negociaram seus precatórios com a Justiça do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) atualizou o Mapa de Dívidas dos Precatórios Trabalhistas, que revela a atual situação dos municípios do Rio Grande do Norte em relação a dívidas junto à Justiça do Trabalho.

Atualmente, existem 60 municípios no estado que não têm dívidas com o TRT-RN, enquanto 77 municípios já negociaram o total de suas dívidas. Mais 24 municípios negociaram parcialmente suas dívidas e cinco outros já incluíram suas dívidas nos orçamentos de 2014/2015 e têm até o final de dezembro deste ano para efetuar o pagamento.

Dando continuidade às negociações para o pagamento de precatórios, o TRT-RN já marcou para o próximo dia 22 de maio mais cinco audiências de conciliação, com os municípios de Alto do Rodrigues, Janduís, Caiçara do Rio dos Ventos, São Miguel e Ipanguaçu.

Alto do Rodrigues, Janduís e Ipanguaçu vão negociar os precatórios inscritos no orçamento de 2014. Já Caiçara do Rio dos Ventos vai negociar o pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs), enquanto São Miguel vai negociar o pagamento de precatórios prioritários.

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

Fátima Bernardes vira a mulher com maior salário da TV

Menos de dois anos após deixar o jornalismo e estrear como apresentadora da linha de shows da Globo, Fátima Bernardes já se tornou a mulher com a maior renda da TV brasileira. Ela já supera --e muito-- apresentadoras e atrizes que estão há décadas no ar. A estimativa é que, entre salários e merchandising, Fátima ganhe cerca de R$ 1,5 milhão por mês.

Isso é cerca de R$ 500 mil a mais que a ex-campeã de rendimentos da TV no país, Ana Maria Braga. Antes de Ana Maria, Xuxa foi a recordista de rendimentos durante quase duas décadas.

Fátima Gomes Bernardes Bonner, 51, é atualmente a garota-propaganda da Seara, campanha pela qual faturou ao menos R$ 3 milhões só nos primeiros "spots" em revistas, jornais e TVs.

Enquanto foi repórter, e depois âncora do "Jornal Nacional", ela era proibida de estrelar comerciais --como ocorre com todo o departamento de Jornalismo da Globo e com a maioria dos veículos (sérios) de comunicação.

Fátima deixou na "rasteira" outras "medalhonas" da TV, como Ana Hickmann (R$ 700 mil), Eliana (R$ 400 mil), Luciana Gimenez (R$ 300 mil), Angélica (R$ 180 mil) e sua sucessora na bancada do "JN", Patrícia Poeta, com salário estimado em R$ 200 mil. Oficialmente, nenhuma emissora revela os salários de suas estrelas.

Apesar de serem ganhos exorbitantes para os padrões brasileiros, as mulheres ganham até quatro vezes menos que seus pares masculinos na TV.

Para efeito de comparação, basta notar que Fausto Silva, maior rendimento entre os apresentadores da Globo, ganha estimados R$ 5 milhões mensais. Luciano Huck, outro apresentador "top" da emissora, ganha cerca de R$ 1,8 milhão por mês --ou cerca de dez vezes mais que sua mulher.

Mesmo Ratinho, no SBT, recebe mais que Fátima: cerca de R$ 2 milhões por mês.

Foto: Reprodução/TV Globo
Fonte: UOL

MP quer impedir gastos do Governo com obras temporárias para a Copa

O Ministério Público Estadual ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para tentar impedir que o Governo do Estado e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) efetuem gastos para dotar o estádio Arena das Dunas de estruturas temporárias para o período dos jogos da Copa do Mundo de Futebol.

Para os Promotores de Justiça Emanuel Dhayan Bezerra de Almeida, Keiviany Silva de Sena, Giovanni Rosado Diógenes Paiva e Hellen de Macedo Maciel, que assinam a ação civil pública, chama atenção que o compromisso de custeio das estruturas temporárias pelo Poder Público foi adotado pelos réus junto à FIFA por meio da assinatura de um aditivo ao Contrato de Estádio (Stadium Agreement), denominado “First Amendment to the Stadium Agreement”, o que denota que essas obrigações não seriam inicialmente de responsabilidade do poder público, mas sim da proprietária do evento.

A nova obrigação foi imposta pela FIFA, por meio de um autêntico contrato de adesão, padronizado para todas as cidades-sede da Copa 2014.Tanto foi assim que essas exigências foram impostas em fevereiro de 2009, três meses antes da entidade anunciar as cidades-sedes escolhidas, o que ocorreu em maio daquele ano. Evidente que aqueles Estados/Municípios que não se comprometessem em arcar com as despesas relativas às estruturas temporárias, mesmo sem dimensionar o impacto financeiro do compromisso, seriam excluídas do processo de escolha.

Além da imposição pela FIFA, outro aspecto que o Ministério Público chama atenção na ação ajuizada perante as Varas da Fazenda Pública é a questão voltada à ausência de interesse público na assunção destes gastos, que não trazem nenhum legado à população.

“Há interesse público na contratação de estruturas temporárias para fins de bilhetagem, controle de entrada e saída de torcedores, se a FIFA já comercializa os ingressos e com eles lucra? Há interesse público na contratação de estruturas temporárias para fins de transmissão de TV e rádio, se a FIFA é a única detentora dos direitos de transmissão do evento e os comercializa a preços milionários? Há interesse público na contratação de estruturas temporárias para patrocinadores e autoridades, se a FIFA arrecada vultosos valores de seus patrocinadores, os quais objetivam o lucro com a exposição no evento? Para todas essas perguntas, a resposta é indubitavelmente negativa.”, questionam os Promotores de Justiça na ação, para argumentar a ausência de interesse público.

Completamente diverso dos gastos com mobilidade urbana, portos e aeroportos, por exemplo, que apesar dos atrasos nos cronogramas, deixarão benefício à população, as estruturas temporárias, segundo a própria FIFA, são produtos e serviços como assentos temporários, tendas, plataformas, rampas, passarelas, sinalização específica, cercas, iluminação, cabos, mobiliário, divisórias, preparação de piso, instalações elétricas e hidráulicas e instalações de ar-condicionado.

Lembram os Promotores de Justiça que os valores de contratação para estruturas temporárias da Copa do Mundo serão mais elevados do que a contratação das estruturas para o evento-teste, que foi a Copa das Confederações, realizada em 2013, devido as exigências terem sido menores pela FIFA, já que o público desse evento no ano passado ter sido genuinamente nacional.

Em depoimento prestado aos Promotores de Justiça do Patrimônio Público o Secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo e Diretor-Geral do DER, Demétrio Paulo Torres, afirmou que os valores apresentados pela FIFA (Comitê Local) para a aquisição de estruturas temporárias era de R$ 56.000.000,00 mas que este montante o Estado do Rio Grande do Norte conseguiu reduzir para R$ 43 milhões pois licitou mais tarde, o que não foi possível nas cidades-sede que licitaram primeiro, e não tiveram condições de reduzir estes valores, retirando serviços e fornecimentos.

O objetivo, portanto da ação civil pública, é, através da Justiça, impedir a realização dos gastos de R$ 43 milhões a serem efetuados pelo poder público estadual com intuito de atender às necessidades operacionais e comerciais específicas da Copa do Mundo FIFA 2014, mediante o pagamento de custos com estruturas temporárias, que ao final dos jogos em Natal, no período de aproximadamente uma semana, serão desmobilizadas do estádio Arena das Dunas, com clara ausência de interesse público em relação ao compromisso assumido.

O Ministério Público Estadual pede na ação que sejam sustados temporariamente os efeitos dos procedimentos licitatórios para contratação de empresa especializada nas instalações temporárias que atenderão a Copa do Mundo e dos contratos que dele se originaram, não sendo realizado qualquer pagamento por parte do Estado e do DER.


Ministério Público

Cérebro reprova celebridade em comercial de TV, diz pesquisa

Os anunciantes correm alto risco quando escolhem uma celebridade para uma campanha publicitária. Pesquisa feita pela programadora Turner revela que pessoas famosas geram alto nível de envolvimento e familiaridade no telespectador, mas, por outro lado, também causam desconfiança, raiva, medo, sensação de perigo e até nojo quando a celebridade não tem credibilidade ou autenticidade para anunciar determinado produto.

A pesquisa da Turner não avaliou especificamente a campanha da Friboi com o cantor Roberto Carlos. Mas o anúncio ilustra os resultados da pesquisa, ou parte deles, segundo especialistas: o telespectador não reagiu bem ao ver um ex-vegetariano anunciando um suculento filé. No mínimo, houve baixa taxa de confiança. A campanha teve de ser reestruturada, com Roberto Carlos servindo apenas de trilha sonora para o ator Tony Ramos.

Esse tipo de reação negativa pode acontecer também quando uma celebridade muito rica e sofisticada aparece vendendo um cosmético barato, por exemplo. Apresentado ontem (13) em São Paulo, o estudo detectou que 95% das nossas decisões são influenciadas pelas emoções. 

Intitulada Emotionology, a inédita pesquisa da Turner (responsável por canais como TNT, Cartoon Network, CNN, Warner e TBS, entre outros) ouviu 2.700 pessoas em seis países da América Latina (Brasil, Argentina, México, Colômbia, Chile e Venezuela) nos últimos seis meses.

Outras 72 pessoas se submeteram a testes realizados pela Universidade de Campinas, em parceria com a Universidade de Amsterdam, para medir a resposta do cérebro do telespectador aos estímulos audiovisuais. Durante 90 minutos, essas pessoas assistiram a trechos de 48 filmes de seis gêneros diferentes e a 108 comerciais em uma câmara de ressonância magnética, que mapeou as emoções que cada um deles produziu diante de cada estímulo.

Desenhos animados geram emoções positivas

As emoções foram divididas em quatro grupos: 1) positivas (desejo, luxúria, expectativa, confiança); 2) negativas (perigo, raiva, nojo, medo; 3) impacto (atenção, novidade); e 4) apelo pessoal (envolvimento, valor e familiaridade).

Segundo a pesquisa, animações como Procurando Nemo, Carros e Madagascar geram emoções positivas nos espectadores. Já filmes de terror geram emoções negativas. Mas isso não é ruim, porque há um "pacto" entre o espectador e o gênero. O espectador espera sentir medo quando vê um thriller.

Emotionology estudou comerciais considerados eficientes, engraçados e irritantes. Os eficientes geram emoções positivas, enquanto os irritantes têm efeito contrário. Já os engraçados apresentam alto nível de envolvimento, mas podem causar emoções negativas. A conclusão é a de que o comercial tem de gerar emoção positiva para ser eficiente, até porque ele interrompe um prazer, que é o ato de assistir a um filme ou programa de TV.

Primeiro comercial a gente sempre esquece

A pesquisa confirma que o primeiro comercial dos intervalos não são os mais ineficientes. Não chegam a ser rejeitados, mas não são o melhor lugar para se vender um produto. As emissoras já sabiam disso, tanto que usam o primeiro comercial para chamadas de programação.

"O primeiro comercial do break é o que tem menos potencial de gerar emoção. O cérebro precisa de alguns segundos para fazer a ponte entre o conteúdo do programa e o break", diz Renata Policicio, diretora de pesquisa da Turner, uma das responsáveis pelo estudo. A pesquisa mostra que o segundo comercial do break é o mais eficiente.

O estudo revela também que homens "desligam o cérebro" quando se deparam com um comercial para mulheres (exceto os argentinos), mas que as mulheres prestam atenção em anúncios para homens. Na América Latina toda, animações são eficientes, porque chamam a atenção e se destacam entre os outros comerciais. No Brasil, nem tanto. Brasileiro gosta mais de efeitos especiais. E de animais. Anúncios com bichos são altamente emotivos.

Celebridade errada: um tiro no pé

A grande surpresa de Emotionology ficou mesmo com as reações do público às celebridades. Famosos facilitam a transmissão da mensagem, porque ativam as emoções de apelo pessoal (familiaridade e envolvimento), mas, se não passam a percepção de que realmente consomem o produto, o tiro sai pela culatra, ativam no telespectador desconfiança, raiva, nojo, medo e sensação de perigo.

"Se você escolhe a celebridade errada para uma campanha, o risco é de jogar tudo pelo ralo. Se a mensagem passa falta de credibilidade, a carga de emoção negativa é enorme", constata Renata Policicio.

Fonte: Notícias da TV

Rosalba Ciarlini sinaliza que deseja disputar reeleição

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda deseja disputar as eleições 2014 como candidata a reeleição. Em entrevista ao Jornal 96 nesta quinta-feira (15), Rosalba sinalizou que deseja disputar a reeleição quando falou que gostaria que as ações do seu governo continuassem. 
"Meu sentimento é trabalhar e mostrar que o Rio Grande do Norte pode avançar e crescer muito mais.  Tudo que fizemos, obras estruturantes, mais indústrias, quero que continue. Eu quero saber o sentimento do povo, se quer que continue com o governo que recuperou o Estado", afirma. 
Sobre a relação com José Agripino, Rosalba disse que existe muito 'disse me disse'. "Eu ainda não fui perguntar, nem colocar para ele como candidata. Conversei com José Agripino ontem e ainda vamos dialogar", justifica. 
A desaprovação de mais de 90% e as críticas da classe política foram alvo de questionamentos. Rosalba comentou. "Eu não estou preocupada se tenho condições de ser candidata ou não. Eu estou preocupada com o trabalho e tem muito trabalho a ser feito. Se o governante ficar só pensando em ser candidata ou não, não vai trabalhar", comenta. 
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Rosalba listou os apoios que teve e as secretarias que foram contempladas pelos apoiadores. Ela citou a Secretaria de Trabalho e Assistência, a Secretaria de Turismo que estavam sob coordenação do senador José Agripino. "Henrique tinha a secretaria de Agricultura, a Fundac, a Secretaria de Habitação. João Maia ficou com a pasta do Turismo e indicação do Partido da República (PR)". 
Durante a entrevista, a governadora falou sobre as críticas ao governo de que o governo não abriu diálogo com os parceiros. "Tivemos um período muito difícil e passamos os dois primeiros anos tentando tirar o Estado do vermelho. O RN estava no SPC, no Serasa e estava inadimplente. O nosso esforço, conseguimos com o Banco Mundial o maior financiamento de R$ 540 milhões de dólares", 
Sobre o ex-secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disse que ele saiu do governo e queria indicar o sucessor na pasta, mas Rosalba já havia escolhido outro. "Quem escolhe o secretário é a governadora e não o secretário", comenta.
Nominuto

Depressão é a doença mais frequente na adolescência, alerta a OMS

A depressão é a principal causa de doença e de inaptidão entre os adolescentes com idades entre 10 e 19 anos, anunciou a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um documento que destaca que os três principais motivos de morte no mundo nesta faixa de idade: acidentes de trânsito, a Aids e o suicídio. Em 2012, 1,3 milhão de adolescentes morreram no mundo.
Esta é a primeira vez que a agência das Nações Unidas publica um relatório completo sobre os problemas de saúde dos adolescentes. Para elaborar o documento, a organização utilizou dados fornecidos por 109 países.
Os problemas nesta faixa de idade estão relacionados, com o cigarro, o consumo de drogas e bebidas alcoólicas, a Aids, os transtornos mentais, a nutrição, a sexualidade e a violência. "O mundo não dedica atenção suficiente à saúde dos adolescentes", declarou a médica Flavia Bustreo, subdiretora geral para a saúde das mulheres e das crianças na OMS.
Os homens sofrem mais acidentes de trânsito que as mulheres, com uma taxa de mortalidade três vezes superior. A morte durante o parto é a segunda maior causa de mortalidade entre as jovens com idades entre 15 e 19 anos, depois do suicídio, segundo a OMS.
Entre 10 e 14 anos, a diarreia e as infecções pulmonares representam a segunda e quarta causas de falecimento. O documento destaca ainda que pelo menos um adolescente em cada quatro não realizam exercícios físicos suficientes, pelo menos uma hora por dia, e que em alguns países um em cada três é obeso.
* G1

Criação de novos municípios avança no Senado

O Senado aprovou ontem projeto que abre caminho para a criação de mais de 200 novos municípios do país. No projeto original, podia-se chegar a até 269 novas cidades.
O projeto prevê uma “regra de transição” para que, a partir do 13º ano, os novos municípios tenham 10 anos para começarem a receber gradativamente a nova cota do FPM. O texto segue para votação na Câmara dos Deputados.
O projeto determina que os municípios sejam criados preferencialmente nas regiões Norte e Nordeste - que têm menor densidade demográfica.


O texto aumenta o tamanho da população mínima do município para que ele seja criado, desmembrado ou incorporado. Será de 20 mil habitantes nas regiões Sudeste e Sul e de seis mil no Norte e Centro-Oeste. No Nordeste, a exigência mínima é de 12 mil habitantes.
Pela nova proposta, a formação de novas cidades só será permitida após a realização de estudo de viabilidade municipal e de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações envolvidas.
O texto reduz de 10% para 3% da população dos municípios o número de assinaturas necessárias ao requerimento para dar início ao processo de fusão ou incorporação. Ele também deve ter arrecadação própria superior à média de 10% dos municípios do Estado.
“Não se abre a porteira para a criação de municípios, como era no passado”, afirmou o relator do projeto, senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Autor da proposta, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que as novas cidades vão demorar pelo menos dois anos para serem criadas após as regras aprovadas pelo Senado.
O projeto foi apresentado depois que a presidente Dilma Rousseff vetou outra proposta que tratava da criação, fusão e incorporação de novos municípios. O Congresso aprovou o projeto vetado integralmente pela presidente no ano passado.
A justificativa do Palácio do Planalto, na época, foram os impactos fiscais da criação dos novos municípios, estimados em R$ 9 bilhões.
Folhapress

POLÍCIA MILITAR DE SÃO MIGUEL/RN PRENDE HOMEM POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Por volta das 00:20 do sábado 02 de agosto, a equipe de serviço da PM foi acionada via 190 para atender uma ocorrência de violência dom...